Psicologia do Desenvolvimento



Erik Erikson e a Teoria Psicossocial do Desenvolvimento

  A Teoria do Desenvolvimento Psicossocial de Erik Erikson centra-se no processo de desenvolvimento da identidade do Homem, sendo esta baseada na perspectiva freudiana em relação ao desenvolvimento da personalidade, essencialmente nos primeiros cinco estádios de desenvolvimento. Em relação à teoria de Freud, Erikson considerou alguns conceitos como a energia libidinal e do id da psicanálise clássica. Porém, este centrou a sua teoria na capacidade de adaptação do ego ao meio, ou seja, no contexto sociocultural. Erikson considerava o Homem como um ser social, que vive e interage com grupos sociais e que é pressionado e influenciado por  estes.

  Erikson propõe uma concepção de desenvolvimento em oito estádios psicossociais, perspectivados por sua vez em oito idades que decorrem desde o nascimento até à morte, pertencendo as quatro primeiras ao período de bebe e de infância, e as três últimas aos anos adultos e à velhice, cada estágio é atravessado por uma crise psicossocial entre uma vertente positiva e uma negativa. O autor dá especial importância ao período da adolescência, devido ao fato ser a transição entre a infância e a idade adulta, em que se verificam acontecimentos relevantes para a personalidade adulta.

 

Cada estádio contribui para a formação da personalidade total (princípio epigenético), sendo por isso todos importantes mesmo depois de se os atravessar.



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: